Skip to main content

Roteiro de Casamento – Como unir a música e o discurso

Todas as cerimônias de casamento geralmente têm a mesma ordem básica que é composta pelas entradas, benção, momento civil e saída. O que muda mais frequentemente é o momento da benção, que pode varia segundo cada religião. Com isso, ter um roteiro de casamento bem definido é essencial

Quando os noivos decidem inovar não há convenção religiosa a ser seguida. Os ritos do casamento que compreendem os cortejos de entradas e saídas dos participantes, surgiram nas tradições dos povos.

São convenções socias as demonstrações de como são recebidos e como nos despedimos das pessoas em atos solenes. As práticas gestualísticas que o celebrante usará estas são as que podem trazer consigo tradições religiosas.

Roteiro de Casamento

PADRINHOS E PAIS: Geralmente os padrinhos entram junto com os pais dos noivos. Porém, isso pode mudar, as vezes o casal quer uma música para a entrada dos padrinhos e outra para a entrada dos pais. Os pais ainda podem entrar em formação original de casais e entrando eles na frente do cortejo de padrinhos o pai da noiva e a mãe do noivo podem retornar pelas laterais da nave de casamento para nova entrada, agora conduzindo seus filhos ao altar.

NOIVO: Este é o momento que o noivo entra com sua mãe, com os dois pais, ou sozinho também, é opcional.

DAMAS E/OU FLORISTAS: Neste momento entram as damas de honra, e/ou as floristas, que geralmente são crianças que entram antes da noiva. Existe também, a opção delas entrarem carregando placas com dizeres como “Lá vem a Noiva”, “Ela está linda”, e outras. Algumas noivas optam pela entrada das damas de honra adultas também neste ponto da cerimônia.

NOIVA: Anoiva entra acompanhada pelo seu pai. Este é o momento mais aguardado da cerimônia. O momento da entrada da noiva também pode ser anunciado pelo Trompete Triunfal, que toca a clarinada.

CELEBRANTE: Aqui se inicia o discurso dos noivos. O Celebrante usando de bom-tom, não faz entrada triunfal. Já se apresentou antes cumprimentando os convidados e lhes dando boas vindas.

Até chegar neste momento o celebrante não tomou oficialmente parte atuante da cerimônia, mesmo que usando o microfone, fale aos convidados, peça para desligarem celulares, diga seu nome próprio, principie simpatia sobre sua atuação, a cerimônia sempre começará com músicas de cortejos.

Agora usando de sensibilidade mantérá o clima emocional da música da entrada da noiva e iniciará com as boas vindas ao casal de noivos seu discurso.

É de pouco bom gosto o celebrante coordenar as passagens entre música e sua fala de forma imperativa. Elegante é deixar seu texto fazer perceber o momento em que cessará sua fala e a música das alianças se iniciará. Com esta fluidez sonora a atenção dos presentes se manterá. Aqui entra o celebrante de casamento profissional e a boa elaboração do roteiro de casamento.

ALIANÇAS: Aqui é o momento onde o pagem entra com a aliança. Porém outras pessoas também podem levá-las. Não há regramento para esta entrada. Mesmo o pagem, neste momento faz o papel de alianceiro. Muitos casais optam por pedirem que uma avó ou o casal de avós entrem com as alianças.

BENÇÃO DAS ALIANÇAS: Outro ponto importante que deve ser bem planejamento no roteiro de casamento. Aqui é feita a benção das alianças pelo celebrante. Geralmente a música utilizada é uma música de fundo, o que faz com que a edição de vídeo seja prejudicada.

Para que não atrapalhe também o momento mais sagrado da cerimônia que mesmo que não tenha religiosismo em seu caráter o ideal que a música seja tocada após a concordância retórica de todos que este momento é oportuno para lembrarmos que somos finitos, mortais, imperfeitos e toda a energia que possuímos, neste momento deve ser direcionada pela nossa vontada, será dedicada ao casal.

Mesmo em cerimônias sem cunho religioso, por tradições religiosas históricas muitos noivos escolhem que o celebrante conduza uma oração do Pai Nosso. Como termina em amém ou no dizer, assim seja, a música de bênção se iniciará deixando um clima inspirativo.

Neste tempo da música o celebrante pode dizer fora do microfone e apenas ao casal sobre o valor da contemplação.

VOTOS: Neste momento o casal faz os votos, que são aquelas palavras que são perguntadas pelo celebrante, ou eles ensaiam algum texto para falar um para o outro.

Se é um casamento com efeito civil logo após o término dos votos há o ofício com seu fim nas perguntas ao noivo e à noiva, se é de livre e espontânea vontade que se casam. Ao responder por último, a noiva em seu sim cria a deixa para a música do momento civil

Roterio de Casamento – Momento Civil

ASSINATURAS: O casal e as testemunhas assinam o livro civil ou ata de casamento. E é o momento onde são tiradas as fotos e são feitos os cumprimentos do casal com os pais e padrinhos.

CELEBRANTE: Aqui o celebrante faz uma breve homenagem aos noivos para os declarar definitivamente marido e mulher. Oportuna tradição que pede um beijo final, este com o simbolismo de fechamento da aliança entre os noivos agora como casados que são.

CUMPRIMENTOS: Quando o casal principia o beijo, a música de cumprimentos se inicia. Após se beijarem cumprimentarão pais e padrinhos. Após lhes pedir o beijo é desejável que o celebrante não retorne para nenhuma resenha final. Não há porque se criar o fim depois do final da cerimônia que belamente se encerra com o beijo.

SAIDAS: Aqui é o fim da cerimônia, onde saem todos os casais do altar e vão para a festa. A saída dos noivos à frente do cortejo de pais e padrinhos ou logo após a saída dos mesmos pode ter uma música que signifique para eles o chamado para o início dos festejos, jantar e baile. Sei que é antigo chamar a pista de dança assim, hoje temos casais optando por apresentações de cantores renomados ou grandes bandas.

Conclusão

As palavras-chave deste artigo é a fluidez e o bom roteiro de casamento, para que se tenha um exuberante transição de música para fala e da fala para a música. E que em cada momento de passagem o silêncio não seja perceptível. A pausa maior que dois segundos faz parecer uma interrupção e assim provoca distração.

Desejo muito que este breve artigo ajuda a clarear os pensamentos e dissipar os temores a respeito de como um bom roteiro de casamento resolve positivamente o problema de falta de plena atenção dos convidados ao conjunto inteiro da cerimônia.

Se desejar saber mais sobre o mundo dos celebrantes me escreva, será um prazer ajudar a compreender como é possível fazer para que o sonho dos noivos se realize.

 

Roteiro de Casamento - Curso Celebrante de Casamento Profissional

Related Post